terça-feira, 24 de agosto de 2010

P J na Bienal do livro


O protagonista da série "Percy Jackson e os Olimpianos" faz aniversário no dia 18 de agosto. Aproveitando o lançamento dos livros "O Último Olimpiano" e "Os Arquivos do Semideus", a editora Intrínseca preparou uma comemoração no sábado (21) na 21ª Bienal do Livro de São Paulo.

Com direito a cupcakes com cobertura de tridentes e "algas marinhas" decorando o estande, os fãs se reuniram para cantar parabéns para o filho de Poseidon e participar de atividades.

O corredor entre as ruas I e J, em frente à editora, foi tomado por crianças, adolescentes e adultos para o evento. Organizado pelos próprios fãs, começou com um debate sobre todos os livros de Rick Riordan, vídeos de cada título e uma surpresa da Intrínseca. A editora anunciou em primeira mão o lançamento da nova série "As Crônicas de Kane", dessa vez sobre mitologia egípcia, para outubro deste ano.

Em seguida, as gincanas começaram com uma bateria de perguntas sobre a trama de cada volume e também sobre mitologia grega em geral. Os doze trabalhos de Hércules e os nomes das três parcas confundiram os grupos, que vibravam e comemoravam a cada resposta correta. A rivalidade ficava por conta dos "pais" de cada um, que, assim como nos livros, se consideravam filhos de Atena, Poseidon, Hades, Zeus e Apolo.

Todos sentados para participar e, também, para facilitar o controle de quem mediava as brincadeiras, causaram tumulto quando a organização da Bienal pediu que se levantassem para não atrapalhar a circulação.
Fernanda Correia

Apesar do público ser mais jovem, alguns adultos participaram e sabiam as respostas na ponta da língua. Valéria Toledo, 40, combinou com o irmão de 18 anos para irem no sábado justamente para participar da festa. Ele empresta para a irmã todos os livros que lê. Por indicação do rapaz, ela conhece André Vianco, Dan Brown, "Percy Jackson" e deve ler "O Guia do Mochileiro das Galáxias" em breve.

Com as vendas paradas por duas horas, a editora não abre mão de ter esse contato com os fãs. Rafael Nery Viana, 25, trabalha com eventos e faz parceria com a Intrínseca para realizar estes encontros. Ele foi responsável pelo casamento para os fãs de "Crepúsculo" no primeiro final de semana da Bienal.

Viana lê todos os livros e entra em contato com os fã-clubes para organizar as atividades. Para ele, este foi o melhor evento de "Percy Jackson" que já fez.

Um concurso de cosplay, vencido por uma garota completamente vestida de Afrodite, encerrou a comemoração. Antes de voltar à normalidade do estande, um "Parabéns a Você" foi cantado animadamente, e bolinhos e refrigerantes foram distribuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário